A BBC deve fazer cortes em sua equipe de oito mil colaboradores no Reino Unido e no exterior, por conta de um plano de economizar anualmente US$ 145 milhões até o biênio 2016/17. As demissões resultarão em uma economia de 20% do orçamento total de US$ 730 milhões da rede britânica. Não foram divulgados números, mas especula-se que 100 jornalistas venham a ser demitidos.
A rede também irá fazer uma fusão do serviço internacional, que era financiado de maneira separada, com a divisão de notícias. Jornalistas do serviço internacional devem assumir alguns cargos da BBC News, que emprega uma equipe de três mil funcionários em Londres e outros países e outros três mil em todo o Reino Unido. Já o serviço internacional tem dois mil funcionários.
Martin Bell, ex-correspondente da BBC, afirmou em artigo para o British Journalism Review que a rede tem de reduzir práticas caras, como enviar âncoras para coberturas externas. Entre outras sugestões para economizar estaria o corte de segmentos específicos de esportes e negócios em boletins de notícias. O BBC Trust, conselho que representa os contribuintes que financiam a rede pública britânica, tomou conhecimento informalmente dos cortes e deve receber, no mês que vem, um plano detalhado.Informações de Mark Sweney [The Guardian, 10/6/11].