A al-Jazira promete sacudir Washington. Alvo de críticas do governo americano desde os atentados de 11 de setembro de 2001, acusada de fazer propaganda do terrorismo e de incitar a violência, a emissora de TV do Catar está quase pronta para começar a transmitir diretamente da capital dos EUA.
A sucursal em Washington faz parte do projeto do canal internacional da al-Jazira, que terá programação em língua inglesa. O plano da emissora para o novo canal é ousado e criativo: a programação será dividida em cinco faixas de horário e transmitida de cinco países diferentes. Além dos EUA, haverá sucursais em Kuala Lumpur, na Malásia, Londres e Doha, no Catar. Segundo Will Stebbins, chefe da sucursal de Washington, a idéia é apresentar aos telespectadores ‘quatro perspectivas culturais diferentes’.
Segundo artigo de Paul Bedard [U.S. News & World Report, 13/3/06], a montagem da filial americana tem assustado quem achava que se trataria de um pequeno escritório. A sucursal terá 100 funcionários, sendo 35 jornalistas e quatro co-âncoras. ‘Estamos perto de obter força total’, afirma Stebbins, que antes trabalhava para o serviço televisivo da Associated Press.