As grandes redes de TV aberta dos EUA dedicaram à Convenção Nacional do Partido Republicano o mesmo tempo que havia sido dedicado à do Partido Democrata, há um mês. ABC, CBS e NBC transmitiram o total de três horas por três das quatro noites do evento. Desta vez, porém, a cobertura teve início na terça-feira, segunda noite da Convenção. Ficaram de fora os discursos do senador do Arizona John McCain e do ex-prefeito de Nova York Rudi Giuliani.
Os motivos para cortarem a primeira noite da programação aberta foram dois. Primeiro, as emissoras consideraram que os discursos do segundo dia – da primeira-dama, Laura Bush, e do ator/governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger – atrairíam com maior eficácia a atenção do público. Segundo, porque na segunda-feira era dia de futebol americano. ‘Nós somos obrigados por contrato a transmitir as partidas do campeonato’, justificou a porta-voz da ABC, Julie Summersgill. No primeiro dia da Convenção Democrata não houve partida.
Os críticos questionam as prioridades da cobertura das emissoras. ‘Elas estão fazendo isto por razões econômicas – para conseguir maiores audiências – que não precisam ser feitas’, defende o professor Tom Rosenstiel, diretor do Project for Excellence in Journalism da Universidade de Columbia. ‘Estamos falando sobre uma hora extra de programação a cada quatro anos’.
Melhor que nada
Segundo Mark Mammott [USA Today, 31/8/04], o programa seguido pelas emissoras abertas é importante, mesmo em um momento em que a rede pública PBS, os canais de notícias a cabo, as mídias locais e a internet são responsáveis por uma cobertura muito mais ampla da Convenção. Com todas estas opções disponíveis, as redes abertas continuam a ser a primeira opção de informação para milhões de americanos.
Isto ficou claro na Convenção Democrata, quando 13,5 milhões de pessoas assistiram à cobertura pela ABC, CBS ou NBC no primeiro dia de discursos, de acordo com o instituto Nielsen Media Research. Na segunda noite, quando as três emissoras não cobriram o evento, estes telespectadores não migraram completamente para o canal público ou para os canais a cabo.
Fox na frente
Mas como para toda regra há uma exceção, a situação foi diferente na Convenção Republicana. O grande fenômeno de audiência da temporada foi o canal Fox News, que fez uma ampla cobertura do evento e atraiu 5,918 milhões de telespectadores durante o discurso do vice-presidente Dick Cheney na segunda noite da Convenção. Os dados do Nielsen Media Research mostram que, no mesmo horário, a CBS teve uma audiência de 2.6 milhões, a ABC de 3.3 milhões e a NBC chegou a 4.5 milhões.
Enquanto muitos executivos das emissoras atribuíram o sucesso da transmissão da Fox à sua conhecida predileção pelos Republicanos, alguns reconheceram no fenômeno um alerta. Foi o caso de Neal Shapiro, presidente da NBC News. Segundo ele, ‘toda vez que você vê um número desta magnitude você tem que pensar a respeito’.
Já o vice-presidente de produção da Fox News, Bill Shine, afirmou que o mérito da boa audiência – que cresceu 261% com relação à conseguida na Convenção Democrata – é da própria Convenção Republicana. Para ele, ‘a história é simplesmente mais interessante agora do que foi há um mês’. Com informações de Bill Carter [The New York Times, 3/9/04].