Emissoras de TV e rádio francesas estão proibidas de divulgar suas contas no Twitter ou Facebook. O Conselho Superior Audiovisual do país determinou que promover seus perfis nas redes sociais no ar constitui publicidade implícita e injusta. Elas, podem, no entanto, divulgar que estão nas redes sociais, sem citar pelo nome o Facebook e o Twitter. “Não estamos nos EUA, onde você compra frequência para ter um canal de TV e então você faz o que bem entender”, disparou Christine Kelly, membro do conselho. “Na França, você recebe uma frequência de graça e, em troca, tem regras a respeitar”. Dentre elas, há um decreto de 1992 que proíbe anúncio implícito em rádio ou TV.
O anúncio não ganhou destaque na mídia tradicional, até que blogueiros comentaram – muitos, criticaram – a medida, que foi anunciada logo após o presidente Nicolas Sarkozy ter recebido o co-fundador do Facebook, Mark Zuckberg e outros gigantes da mídia em uma conferência em quanto regular o mundo online. A França é conhecida por ser dura no ciberespaço, em especial por seus esforços de proteger direitos autorais. Informações de Jamey Keaten [AP, 7/6/11].