A consultoria de mídia americana Delahaye divulgou os resultados de uma pesquisa em que foi medida a reputação de companhias na imprensa dos EUA. O estudo foi feito com base na quantidade de matérias favoráveis às empresas. No topo da lista ficou a gigante de software Microsoft, seguida pela rede de varejo Wal-Mart. O grupo Time Warner ficou em terceiro lugar no ranking de matérias positivas. Apareceram ainda na lista a Walt Disney, Intel, General Motors, Boeing, Goldman Sachs, Verizon Communications e General Electrics. Com informações da AFP [12/8/05].
NatGeo
abandona foto para falar de ÁfricaA revista National Geographic, famosa por suas estonteantes fotografias, não terá uma delas na capa da edição de setembro, informa nota da AP [18/8/05]. Dedicada inteiramente aos problemas e promessas da África, a edição é a segunda – desde 1943, quando as fotos de capa começaram a ser usadas – a não trazer uma foto. A primeira vez foi em 1988, na edição do centésimo aniversário da publicação. A capa de setembro será branca com a palavra ‘África’ em marrom. A escolha foi feita pelo novo editor-chefe da National, Chris Johns, ele próprio fotógrafo por 30 anos, a maior parte deles dedicados ao continente africano. ‘A África não é um só lugar. É um milhão de lugares. Nós sentimos que nenhuma fotografia poderia abranger a profundidade da África’, explicou ele em uma entrevista.
Sorria, você está no jornal!
Estudo inédito coordenado pelo psicólogo português Armindo Freitas Magalhães revela que os portugueses aparecem cada vez menos sorrindo nas fotografias dos jornais – o que pode refletir a situação de crise que o país atravessa e o estado de espírito dos portugueses. ‘A Expressividade do Sorriso – Estudo de caso em jornais portugueses’ teve início em dezembro de 2003 no Laboratório da Expressão Facial da Emoção, no Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, e deverá terminar no fim deste ano. Nos últimos dois anos, o psicólogo analisou mais de 100 mil fotografias de jornais diários e fez uma análise dos sorrisos mais retratados. O sorriso fechado e superior ou a face neutra foram os mais encontrados na imprensa nacional. As pessoas retratadas nos diários portugueses que mais exibiram estes sorrisos tinham entre 35 e 50 anos. Magalhães destacou ainda que as mulheres sorriem mais do que os homens e que é comum o uso de sorrisos falsos ou forçados, quando o protagonista percebe que está na mira de uma câmera. Informações do Diário de Notícias [22/8/05].