Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

“Escolha do editor” dá toque humano a agregador

Quando o agregador de notícias Google News foi lançado, em 2002, a empresa informou que nenhum ser humano era usado na alimentação da página, gerada somente por algoritmos de computador, sem ajuda de editores. Este modo funcionou muito bem durante quase uma década, dando aos usuários uma visão multifacetada de eventos na ferramenta de buscas.

Mas o Google chegou à conclusão de que, em alguns momentos, é bom contar com o trabalho do cérebro humano – especialmente diante da difícil tarefa de monitorar as notícias mundiais, em constante mudança. Por isso, o Google News lançou uma nova seção em sua edição americana: a “Escolha do Editor” (Editor’s Pick, em inglês), que, como o nome diz, é uma seleção de conteúdo por editores das próprias publicações.

A nova opção está na coluna direita do Google News e, segundo a engenheira de software Yogita Mehta, é o último acréscimo às recentes melhorias que foram feitas na ferramenta. Trata-se de uma oportunidade para editores oferecerem aos leitores seu ponto de vista e aumentar o impacto das notícias.

O Google fez parcerias com diversas organizações de mídia – como Slate, Wall Street Journal, The New York Times, ProPublica, BBC News, MSNBC.com, Reuters, Los Angeles Times, Politico e Guardian – para oferecer cinco itens por vez. A “Escolha do Editor” também funciona por meio de RSS.

Além de fornecer aos usuários mais conteúdo de qualidade, a opção também pode abrir caminho para parcerias mais eficientes com organizações jornalísticas. A ferramenta sugere que é possível existir uma relação não tão turbulenta entre o Google e a indústria da mídia – uma mudança da colaboração passiva para a ativa, da conexão de algoritmo par algo mais intencional e humano. E, claro, fica mais difícil para os editores reclamarem que o Google News “rouba” conteúdo se eles mesmos contribuem para promover seu material noticioso. É um modo, ainda, de fortalecer a marca jornalística dentro de uma plataforma que tem o objetivo de enfatizar justamente as notícias. Informações de Megan Garber [Nieman Journalism Lab, 4/8/11].