A revista Esquire anunciou que acompanhará por no mínimo cinco anos a reconstrução do World Trade Center, comprometendo-se a publicar no mínimo duas grandes reportagens e várias fotografias por ano até que as obras do novo edifício, chamado de Torre da Liberdade, estejam concluídas.
Scott Raab, redator da publicação, e Sasha Bezzubov, fotógrafo freelance, publicarão a primeira matéria sobre as obras iniciais no ground zero – como é conhecido o local onde antes estavam as Torres Gêmeas – na edição da revista que está disponível nas bancas desde o dia 15 de agosto.
Segundo o editor-chefe da Esquire, David Granger, a idéia de escrever uma narrativa de longo prazo sobre a construção da Torre da Liberdade partiu do executivo-chefe da revista, Mark Warren. A revista terá acesso a todos os acontecimentos por trás dos bastidores e será uma das poucas a publicar reportagens escritas por um longo período de tempo sobre construções em andamento de importantes edifícios – e não obras já acabadas como é de costume. Informações de Katharine Q. Seelye, do The New York Times [8/8/05].