Com, 3,95% de média, o Estadão reconquistou o topo da taxa de engajamento nas redes sociais medida pelo Torabit em agosto, mês das Olimpíadas.
Zero Hora, com 3,13%, ficou em segundo lugar.
A Folha assumiu o terceiro posto com 2,94%.
Chama a atenção neste mês de agosto alguns resultados do engajamento específico em cada rede.
No Facebook e no Twitter o campeão foi o UOL, com 6,46% e 0,45%, respectivamente.
No Instagram foi o Estadão, com 7,66% – média responsável pela sua “puxada “ao topo da média.
O veículo que mais ganhou engajamento em relação ao mês anterior foi a Veja, com taxa de 325% de crescimento – mas isso se deveu basicamente à inclusão no índice da taxa de engajamento do Instagram da Veja, que passou a ser acompanhado pelo Torabit em agosto.
No entanto, praticamente todos os veículos viram crescer suas taxas em agosto por conta, obviamente, do noticiário das Olimpíadas.
A única exceção foi a Época, que perdeu 21% na taxa média.
No ranking de fãs e seguidores, o R7 segue longe na frente no Facebook, com 12,3 milhões de fãs.
Veja é a primeira no Twitter com 7,2 milhões de seguidores.
E o R7 também é o primeiro no Instagram com 1,5 milhão de seguidores.
Procedimentos metodológicos
Este ranking é produzido mensalmente pelo Torabit, um sistema de monitoramento, análise e mobilização nas redes sociais.
A média de engajamento se refere às redes Facebook, Twitter e Instagram.
A taxa de engajamento mede o quanto os leitores de cada veículo gostam, comentam ou compartilham os seus conteúdos.
Para calcular a taxa de engajamento diária, o Torabit utiliza uma fórmula bastante simples. A equação é composta pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede (curtem, comentam ou compartilham) multiplicada por cem e dividida pelo número de seguidores do veículo nessa rede ao final de cada dia. O resultado, em percentual, é o índice diário de engajamento em cada rede. A taxa de engajamento num período é a média das taxas de engajamento de cada dia do período.
Para compor o índice final, calcula-se a taxa média, nada menos do que a soma das taxas obtidas por cada veículo dividida pela quantidade de redes – três, neste caso.
O resultado, em percentual, permite comparar qual leitorado é mais ou menos engajado em relação aos conteúdos ofertados nas páginas oficiais de cada veículo esportivo em cada uma das plataformas sociais analisadas.
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Caio Túlio Costa é jornalista, escritor e um dos criadores do projeto Terabit