Em uma surpreendente declaração, os maiores estúdios de cinema de Hollywood revelaram que estão reconsiderando se vão continuar ou não a comprar espaço para seus anúncios de filmes nos grandes jornais americanos, como Los Angeles Times e The New York Times, entre outros, informa Nikki Finke, da LA Weekly [19/8/05]. Segundo eles, os leitores dos jornais citados são ‘mais velhos e elitistas’, comparados aos mais jovens e de menos cultura que costumam assistir aos filmes produzidos em Hollywood.
A notícia não poderia ter vindo em um momento pior para o LAT e o NYT, que recebiam em média mais de US$ 100 mil por cada anúncio de página inteira de filmes. Sem estas propagandas, os jornais não vão conseguir justificar a quantidade de páginas dedicadas à cobertura de artes e entretenimento. De acordo com o banco de investimentos Goldman Sachs, os lucros dos jornais crescem em ritmo lento devido à queda nos investimentos em entretenimento, setor responsável por 14% dos lucros nacionais da indústria.
De acordo com a Associação da Indústria Cinematográfica americana, a Motion Picture Association, em 2004, 57% das pessoas que foram assistir aos filmes tinham de 12 a 39 anos, 31% tinham de 40 a 59 anos e 12% tinham mais de 60 anos. Tais números não combinam com a faixa etária dos leitores destes jornais. A Scarborough Research, que faz pesquisas sobre o mercado consumidor, revelou que os maiores leitores dos jornais estão na faixa de 35 a 54 anos de idade, seguidos daqueles com mais de 55 anos. Uma pequena fatia tem de 25 a 34 anos, seguidos por uma parcela mínima de 18 a 24 anos. Informações sobre horários e locais dos filmes também podem ser facilmente vistas na internet, o que faz com que jovens não usem os jornais para obter tais dados.