Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

ETA ameaça jornalistas

A organização Repórteres Sem Fronteiras [21/10/04] pede que as autoridades espanholas se responsabilizem pela proteção dos jornalistas ameaçados por cartas enviadas pelo grupo separatista basco ETA. Os alvos das ameaças do grupo foram diversos jornalistas da rede de TV e rádio basca Euskal Irratia Telebista (EITB) e um repórter do jornal El Mundo.

Em editorial, o El Mundo afirmou que um de seus jornalistas que cobre o País Basco recebeu uma carta do ETA na semana passada dizendo que o nome dele tinha sido adicionado ao boletim interno do grupo. Na mensagem, o ETA acusava o jornalista de ‘não ser bom’ e de ser um ‘informante da polícia’.

Os RSF apontaram a Espanha como o único país da União Européia no qual jornalistas têm que usar guarda-costas por causa de ameaças como as do ETA. A organização, que luta pela liberdade de imprensa ao redor do mundo, enviou uma carta ao ministro do Interior, José Antonio Alonso, onde expressa sua preocupação e solicita que as autoridades da Espanha tomem todas as medidas necessárias para proteger os jornalistas e permitir que eles trabalhem normalmente.