Um defeito no trem de pouso de um avião da companhia aérea JetBlue fez com que um vôo de rotina nos EUA se transformasse em drama nacional na noite de quarta-feira (21/9). O problema foi descoberto logo após a decolagem, e o Airbus A320, que transportava 145 pessoas do aeroporto de Burbank, em Los Angeles, para Nova York, foi obrigado a voar em círculos durante três horas para queimar o combustível. Enquanto isso, eram feitos preparativos para um pouso de emergência no aeroporto internacional de Los Angeles.
As emissoras de notícias americanas, entre elas Fox News e CNN, transmitiram imagens ao vivo do avião, com direito a comentários de especialistas no assunto, que explicavam os procedimentos a serem seguidos pelo piloto. As longas horas de expectativa foram acompanhadas por parentes dos passageiros e pelos próprios passageiros, que assistiam às transmissões em monitores de TV acoplados à parte traseira das poltronas.
Os passageiros foram informados do problema com o trem de pouso cerca de 15 minutos após a decolagem, mas só perceberam a gravidade da situação quando viram pela televisão. ‘Meu amigo disse: ‘Ei, há algo errado com o nosso avião. Estamos na TV’’, contou Jorge Santiago. Já Zachary Mastoon classificou as transmissões como ‘um pouco surreais’. Para Alexandra Jacobs, editora do New York Observer que estava no vôo, o pior foi saber que seu marido e parentes estariam acompanhando o problema pela TV. Os monitores de dentro do avião só foram desligados momentos antes do pouso de emergência, realizado com sucesso – poucos minutos depois, os passageiros já desciam as escadas da aeronave, sãos e salvos. Para este drama televisivo, houve um final feliz. Informações de Stuart Pfeifer, Megan Garvey e Monte Morin [Los Angeles Times, 22/9/05] e Randal Archibold e John Broder [The New York Times, 22/9/05].