Executivos de grandes companhias de internet como Google e Twitter visitam o Iraque esta semana com o objetivo de analisar como suas ferramentas podem ser úteis no combate à corrupção e ajudar os iraquianos a construir uma sociedade mais coesa e responsável.
A viagem foi organizada pelo Departamento de Estado dos EUA, que afirma que a presença dos executivos é importante para oferecer idéias de como as novas tecnologias podem ser usadas para capacitar as pessoas. ‘Nós vemos isso como uma oportunidade de convidar a indústria tecnológica americana a fazer parte desta gênese criativa’, afirma Robert Wood, porta-voz do Departamento.
Sob o governo de Saddam Hussein, a internet no Iraque era controlada e de difícil acesso. Hoje, a rede se expandiu, mas ainda é cara e nem sempre confiável. Segundo artigo da BBC News [21/4/09], o fato de nove executivos americanos passarem uma semana em Bagdá sinaliza a melhora da segurança no Iraque e também indica que os americanos estão tentando fazer uso de outros meios, além da força militar, para ajudar os iraquianos a tornar sua sociedade mais estável.