Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Ex-funcionários criam site para compartilhar histórias

Mais de 60 funcionários do jornal americano Baltimore Sun demitidos em 2009 criaram um espaço na internet para se expressar, segundo notícia do Instituto Poynter [12/5/10]. No site Telling Our Stories: The Days of the Baltimore Sun, lançado em parceria com a fundação Writers Guild of America East Foundation e com o sindicato Washington-Baltimore Newspaper Guild, por meio da Baltimore Sun Fellowship, eles compartilham memórias do tempo em que trabalhavam no jornal.


A missão da fundação é perpetuar a arte da narrativa jornalística. O projeto do site teve como objetivo fazer com que os ex-funcionários – repórteres, editores, críticos, revisores, fotógrafos e designers, dentre outros – pudessem contar suas experiências difíceis. Além de artigos, o site também conta com poemas, fotos e vídeos. ‘Acho que o importante deste site é que ele coloca pessoas reais por trás dos números. Os leitores do Baltimore Sun ficarão sabendo o que perderam’, diz Steve Auerweck, ex-funcionário do diário.


Para Tom Fontana, presidente da Writers Guild of America East Foundation, as vozes dos ex-funcionários podem agora ser ouvidas em alto e bom som não apenas em Baltimore, mas em todo o mundo. ‘Nós, escritores, sabemos o poder das palavras’, afirmou. A Baltimore Sun Fellowship foi criada em 2009 e é financiada por doações anônimas à Writers Guild of America East Foundation.