Mais de 60 funcionários do jornal americano Baltimore Sun demitidos em 2009 criaram um espaço na internet para se expressar, segundo notícia do Instituto Poynter [12/5/10]. No site Telling Our Stories: The Days of the Baltimore Sun, lançado em parceria com a fundação Writers Guild of America East Foundation e com o sindicato Washington-Baltimore Newspaper Guild, por meio da Baltimore Sun Fellowship, eles compartilham memórias do tempo em que trabalhavam no jornal.
A missão da fundação é perpetuar a arte da narrativa jornalística. O projeto do site teve como objetivo fazer com que os ex-funcionários – repórteres, editores, críticos, revisores, fotógrafos e designers, dentre outros – pudessem contar suas experiências difíceis. Além de artigos, o site também conta com poemas, fotos e vídeos. ‘Acho que o importante deste site é que ele coloca pessoas reais por trás dos números. Os leitores do Baltimore Sun ficarão sabendo o que perderam’, diz Steve Auerweck, ex-funcionário do diário.
Para Tom Fontana, presidente da Writers Guild of America East Foundation, as vozes dos ex-funcionários podem agora ser ouvidas em alto e bom som não apenas em Baltimore, mas em todo o mundo. ‘Nós, escritores, sabemos o poder das palavras’, afirmou. A Baltimore Sun Fellowship foi criada em 2009 e é financiada por doações anônimas à Writers Guild of America East Foundation.