O ex-governador de Nova York Eliot Spitzer deixou o cargo, no início do ano, por conta de um escândalo que o ligava a uma rede de prostituição de luxo. Nove meses depois, Spitzer está de volta. Não, não se trata de um cargo público. O ex-governador aposta agora no jornalismo.
O político virou colunista de economia e regulação financeira da revista online Slate.com, confirmou esta semana o editor Jacob Weisberg. Sua primeira coluna explica por que o governo não deveria ajudar grandes instituições financeiras dos EUA, defendendo que este dinheiro deveria ser usado para ‘aumentar as aptidões intelectuais da próxima geração’.
Weisberg diz que a Slate procurou Spitzer há alguns meses para escrever a coluna, e que o teria contratado ‘mesmo que ele nunca tivesse sido governador’. ‘Ele era o verdadeiro regulador nacional da indústria financeira. Eu acho que ele tem uma compreensão aguçada e uma perspectiva perspicaz destas questões’, diz o editor. Até a irônica revelação de que mantinha encontros com uma prostituta, Spitzer era conhecido como o ‘xerife de Wall Street’ por seu duro combate à corrupção financeira e a redes de prostituição. Informações de Jemima Kiss [Guardian.co.uk, 4/12/08].