O YouTube desbancou uma vacina que previne uma doença sexualmente transmissível causadora de câncer e uma camisa que simula um abraço para conquistar o lugar de ‘Invenção do Ano’ da revista americana Time. O sítio de compartilhamento de vídeos virou febre na internet, com 27,6 visitantes únicos apenas em setembro, e foi comprado recentemente pelo Google pela bagatela de US$ 1,65 bilhão.
Segundo a Time, a popularidade do YouTube mudou as regras sobre distribuição de informações na rede. Ao permitir que qualquer pessoa compartilhe um vídeo, o sítio encontrou seu trunfo para conquistar a devoção dos internautas: simplicidade. Com uma filmadora barata, é possível produzir sozinho um clipe caseiro e postá-lo no YouTube.
O sucesso do sítio também atraiu processos judiciais por direitos autorais, já que clipes de programas de TV e filmes passaram a ser divulgado pelos internautas sem o consentimento das companhias detentoras das imagens.
O YouTube herda a homenagem do cãozinho clonado Snuppy, que venceu a disputa organizada pela Time em 2005. Informações da AP [6/11/06].