O Facebook está desenvolvendo ferramentas para fazer com que os usuários compartilhem suas músicas ou programas de TV favoritos de maneira tão fácil quanto postam fotos de viagem ou jogam na rede social. A empresa está em negociação com diversos serviços de música online, incluindo a europeia Spotify, para criar um modo para mostrar as canções mais tocadas pelo usuário e permitir, de maneira simplificada, que seus amigos as ouçam. O objetivo é fazer o mesmo com outros tipos de mídia, como vídeos e notícias.
A rede social, que já tem quase 700 milhões de usuários, não quis comentar o projeto, mas analistas e executivos disseram que a iniciativa faz parte da ambição da empresa de se tornar um centro para todos os tipos de atividades na rede. A empresa acredita que as pessoas cada vez mais se definem pela mídia que consomem.
Deste modo, o Facebook espera replicar o sucesso que tem com jogos ou outras formas de entretenimento. “Ouvir música é algo que as pessoas fazem com amigos – e também TV, notícias, livros. Espero que possamos desempenhar um papel em permitir que novas empresas sejam criadas e que as já existentes produzam conteúdo mais social”, disse o executivo-chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, em uma apresentação na conferência de tecnologia eG8, na França, na semana passada.
Diversos serviços de música, como Spotify e Pandora, já permitem que usuários façam o login com seu perfil do Facebook e personalizem seus sites para usuários com base nas atividades de amigos. Mas o Facebook quer facilitar ainda mais o compartilhamento de dados. Informações de Ben Sisario e Miguel Helft [The New York Times, 26/5/11].