É rara a ocasião em que é possível fazer com que o magnata de mídia Rupert Murdoch e a ex-oposição comunista italiana concordem com alguém de sobrenome Berlusconi, afirma John Hooper [The Guardian, 23/7/04]. Mas na quinta-feira, 23, uma das filhas do primeiro-ministro italiano fez uma declaração surpreendente. Barbara Berlusconi, que aos 20 anos é a mais nova integrante do conselho administrativo da Fininvest, disse em entrevista que seu pai deveria ter desistido de seus negócios em televisão há muito tempo e vendido suas emissoras a Murdoch. Para ela, ‘televisão é um negócio difícil de se administrar e sofre de grande instabilidade’. E disse mais: ‘O ponto é que em um mercado global como o nosso, os investimentos da Fininvest não deveriam ficar concentrados na Itália.’
A Mediaset, subsidiária de TV do conglomerado, possui os três maiores canais comerciais do país – fato que cria muitos problemas políticos para Silvio Berlusconi, acusado por seus oponentes de ignorar o conflito de interesses contido na situação. Na década de 1990, Berlusconi, então líder de oposição, considerou vender a rede para Murdoch a fim de acabar com as críticas e não arriscar sua carreira política. Mas, segundo Barbara, que é a filha mais velha do segundo casamento do primeiro-ministro, seu pai não concretizou o negócio por pressão dos dois filhos do primeiro casamento, Marina e Piersilvio. Mesmo assim, ela defende o pai. Diz que ele ‘sabe separar política e negócios perfeitamente bem’, mas que, quando decidiu não vender seus canais de TV, ‘estava apenas pensando no futuro de seus filhos’.