Um novo filme alemão, intitulado Der Untergang (A Queda), está causando polêmica por mostrar um retrato surpreendentemente convincente do ‘lado humano’ de Adolf Hitler. O filme é baseado em depoimentos de testemunhas oculares contidos no livro homônimo do historiador Joachim Fest.
Contado pelo ponto de vista de uma das secretárias particulares de Hitler, Traudl Junge, o filme mostra como o ditador planejou o suicídio enquanto do lado de fora velhos e crianças eram ordenados a combater, em vão, os tanques russos. Os momentos de monstruosidade de Hitler são entremeados com momentos de generosidade para com suas subordinadas e sua ternura para com Eva Braun, com quem se casou um dia antes de seu suicídio. O holocausto só é brevemente comentado em algumas de suas tiradas.
O que os críticos indagam é se esse tratamento é digno de um homem que ordenou o holocausto e iniciou a Segunda Guerra Mundial, que culminou com a morte de 50 milhões de pessoas. Informações de David Crossland [Reuters, 24/8/04].