Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Filme com tema gay é suspenso na Índia

Algumas salas de cinema do estado de Gujarat, oeste da Índia, interromperam a exibição de um controverso filme sobre um caso de amor entre duas mulheres. O motivo foi o medo de ataques de grupos radicais. A medida foi tomada depois de dois dias de violentas ações de grupos de extrema direita, que vandalizaram salas de cinema para protestar contra o filme bollywoodiano Girlfriend, que, segundo eles, viola a cultura tradicional do país.

Gujarat, um dos estados mais industrializados da Índia, é controlado pelo partido nacionalista Bharatiya Janata e em uma década se tornou o lugar com maior número de conflitos religiosos do país. Cerca de 1000 pessoas, em sua maioria muçulmanos, já foram mortas nestes conflitos.

Os donos de cinemas afirmam que estão agindo por precaução depois que membros de grupos radicais rasgaram pôsteres do filme e quebraram janelas de cinemas em diversos locais da Índia, entre eles a capital, Bombaim.

O homossexualismo é banido no país por uma lei instituída pelos colonos ingleses, mas um grande movimento pelos direitos dos gays tem crescido nos últimos anos nos grandes centros urbanos da Índia, como Nova Déli e Bombaim. Informações da Reuters [16/6/04].