Em um esforço para conter a violência contra jornalistas na fronteira do México com os EUA, a Sociedade Americana de Editores de Jornais (ASNE, sigla em inglês) e a Associação Interamericana de Imprensa (IAPA, sigla em inglês) realizarão um fórum em El Paso, no Texas, nos dias 5 e 6 de dezembro.
Na ocasião, estarão presentes editores e membros dos governos americano e mexicano, além de jornalistas dos dois lados da fronteira, para discutir maneiras de se colocar fim à violência que já matou 11 jornalistas este ano e vem forçando organizações de imprensa a alterar ou interromper sua cobertura sobre a guerra do narcotráfico.
Alejandro Junco de la Vega, presidente e CEO do Grupo Reforma, do México, será o palestrante principal. Gustavo Salas Chávez, promotor especial de crimes contra jornalistas no país, também deverá comparecer. O fórum incluirá, ainda, uma apresentação do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), organização com sede em Nova York. Informações da Editor&Publisher [10/11/10].