Uma foto indiscreta da duquesa de Cambridge levantou (mais um) um dilema ético na imprensa britânica. A imagem em questão foi tirada em abril, na Austrália, durante a primeira viagem internacional do príncipe William e de Kate Middleton com seu filho, George. Nela, a duquesa aparece com parte do bumbum à mostra, após ter seu vestido levantado por uma rajada de vento quando saía de um helicóptero. A foto foi clicada por uma moradora da região, que a vendeu para a imprensa.
A fotografia foi veiculada esta semana no jornal australiano Sydney Daily Telegraph e no tabloide alemão Bild. Já no Reino Unido, foi praticamente ignorada, exceto pelos jornais Daily Mirror (que usou uma foto pixelizada, alegando que Kate ficaria “profundamente consternada” caso publicassem a imagen sem retoques) e pelo Daily Mail. O Daily Telegraph australiano é de propriedade da News Corp, grupo de mídia do magnata Rupert Murdoch e principal envolvido no escândalo dos grampos telefônicos no Reino Unido.
Bolinhas de chumbo
No Daily Mail, a foto ilustrou uma coluna da jornalista Amanda Platell intitulada Please learn to keep covered up, Kate! (“Por favor, aprenda a se cobrir, Kate!”). Em seu texto, Amanda culpa a duquesa pela própria ingenuidade por já ter sido apanhada em fotos reveladoras em diferentes ocasiões.
Já o Sydney Daily Telegraph classificou de “ridícula” a negação da imprensa do Reino Unido em publicar a imagem controversa. “Se a duquesa não se dá ao trabalho de se resguardar costurando bolinhas de chumbo em suas roupas, por que os meios de comunicação teriam de protegê-la?”, questionou a colunista Annette Sharp.
Não é primeira vez que a mídia australiana ignora os protocolos reais. Em 2012, dois apresentadores de rádio passaram um trote telefônico para o hospital onde Kate, grávida, encontrava-se internada após uma indisposição. Eles se passaram por membros da realeza e conseguiram informações sigilosas com a enfermeira Jacintha Saldanha. Após o episódio, Jacintha cometeu suicídio.
Também em 2012, Kate e William abriram um processo contra a edição francesa da revista Closer, que publicou fotos da duquesa de topless durante uma viagem de férias do casal.
***
Leia também