Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Fotojornalista agredido por policial é indenizado

O fotógrafo David Hoffman, agredido durante os protestos durante a reunião do G20 em Londres, no ano passado, recebeu US$ 47 mil de indenização da polícia londrina, noticia Owen Bowcott [The Guardian, 7/12/10]. Hoffman quebrou o dente depois que um policial o agrediu com um escudo de proteção. ‘Repórteres e fotojornalistas desempenham um papel significativo registrando protestos e eventos políticos, o que inclui, se acontecer, delitos policiais’, afirmou o advogado do fotógrafo, Chez Cotton. ‘É chocante que meu cliente tenha sido atacado por um policial enquanto desempenhava esta função essencial. Felizmente, houve evidências fotográficas e em vídeo, além de testemunhas’.

A polícia emitiu um pedido de desculpas. ‘No dia 1º de abril de 2009, o respeitado fotógrafo David Hoffman estava escalado para cobrir os protestos do G20 em Londres. O Serviço da Polícia Metropolitana de Londres (MPS) reconhece que Hoffman foi ferido por um policial, evitando que ele registrasse o evento. O MPS confirma seu reconhecimento de que a liberdade de imprensa é o alicerce da democracia e que jornalistas têm o direito de trabalhar livremente. O MPS pede desculpas a Hoffman pelo tratamento recebido e pagou pelos danos sofridos por ele’, declarou a instituição.

Para Jeremy Dear, secretário-geral do Sindicato de Jornalistas do Reino Unido, o caso é um exemplo chocante da brutalidade da polícia e é totalmente inaceitável. ‘A polícia não tem poderes legais ou responsabilidade moral para proibir ou restringir o trabalho de fotógrafos. Jornalistas têm o papel de registrar e divulgar protestos públicos, assim como o comportamento da polícia’, opinou.