A marca de sorvetes italiana Antonio Federici arrumou encrenca no Reino Unido ao divulgar um anúncio mostrando uma freira grávida. Com um barrigão, ela se delicia com um pote de sorvete. O slogan da peça é ‘Imaculada Conceição’, e faz parte de uma campanha intitulada ‘Sorvete é a nossa religião’. A Advertising Standards Authority, agência independente que regula o setor publicitário no país, deu início a um inquérito sobre o anúncio depois de receber 40 reclamações de pessoas criticando o fato de se fazer piada com o nascimento de Jesus. Matt O’Connor, diretor criativo da companhia italiana, alegou que se trata de um comercial ‘inteligente, desafiador e iconoclasta’. No ano passado, o órgão proibiu um anúncio da Antonio Federici que mostrava uma freira e um padre prestes a se beijar. Informações de Mark Sweney [Guardian.co.uk, 18/6/10].
Imprensa da França não perdoa má atuação da seleção
A imprensa francesa não perdoou a péssima campanha da seleção nacional na primeira fase da Copa do Mundo. No fim da semana passada, após derrota de 2 a 0 para o México, os cadernos esportivos da França estamparam manchetes como ‘Patético’ e ‘Os Impostores’. O jornalista Vincent Duluc, do diário esportivo L’Equipe, lamentou que ‘a única coisa que restou do grande sonho’ de um antigo país com tradição em futebol é ‘o vazio’. O editor-chefe do jornal, Fabrice Jouhaud, escreveu que só resta rir da atuação do time francês. O France Soir afirmou que ‘Les Bleus’, ou ‘os azuis’, como é chamada a seleção, envergonharam o país. O Le Monde comparou o time à França em 2010, dizendo que lhes falta liderança, estratégia e espírito de equipe. ‘Todos estes talentos mimados, estas habilidades mal aproveitadas são uma metáfora cruel de um país que luta para se unificar, superar a tristeza e mobilizar suas forças’, escreveu o jornal em editorial. Informações da Reuters [18/6/10].