Em um anúncio inesperado no Twitter, o CEO do Google, Eric Schmidt, informou na semana passada que o co-fundador Larry Page assumirá a presidência da gigante de buscas no dia 4/4. Schmidt disse, ainda, ter sido um grande privilégio liderar a empresa e ressaltou estar ansioso para trabalhar com seus melhores amigos e parceiros, Page e Sergey Brin. Ele se tornará presidente-executivo, com foco em acordos, parcerias, clientes e relações comerciais.
Schmidt lidera a companhia desde 2001, com Page e Brin. ‘Eric certamente fez um trabalho exemplar liderando o Google na última década. Os resultados falam por si. Não há outro CEO no mundo que poderia ter mantido os fundadores tão profundamente envolvidos e administrado o negócio tão brilhantemente’, disse Page.
Esclarecer papéis
A volta da presidência para um dos co-fundadores foi resultado de um processo lento. ‘Ao esclarecer nossos papéis individuais, vamos criar responsabilidades mais claras. Na minha opinião, Larry está pronto para liderar e estou ansioso para trabalhar com ele e com Sergey por muito tempo’, disse Schmidt. Brin dedicará sua energia para projetos estratégicos – em particular, o desenvolvimento de novos produtos.
O Google continua a dominar as buscas e publicidade online, mas sofreu baques nas mídias sociais nos últimos meses. Embora tenha registrado um crescimento rápido do sistema operacional móvel Android e um sucesso financeiro tremendo, no ano passado o Facebook tirou do Google a posição de site mais visitado do mundo. Segundo a empresa de análise eMarketer, o Google foi responsável por 13,4% do total de lucros oriundos de anúncios display nos EUA, em 2010, 4,7% a mais do que no ano anterior. No entanto, o Facebook foi responsável por 13,6%, um acréscimo de 7,3% comparado a 2009. Informações de Dominic Rushe [The Guardian, 21/1/11].