Os fundadores da companhia de telefonia por internet Skype lançarão em breve um serviço global de televisão em banda larga que promete ser uma combinação do ‘melhor da internet com o melhor da TV’, noticia Andrew Edgecliffe-Johnson [The Financial Times, 17/12/06]. Janus Friis e Niklas Zennström, que venderam o Skype para o Ebay por US$ 2,6 bilhões no ano passado, investiram parte do dinheiro na criação do serviço, batizado de Venice Project.
O canal oferecerá programas em ‘quase alta-definição’ financiados por publicidade, com ferramentas para que os usuários possam personalizar a programação ou discuti-la com outros espectadores.
Segundo Friis, a tecnologia peer-to-peer usada pelo serviço, que explora mais as redes de computadores pessoais em vez de servidores centrais, tornaria possível atender a milhões de internautas. O projeto tem lançamento previsto para 2007 e está sendo testado por mais de seis mil pessoas.
Ao contrário de serviços on-demand como o You Tube, o Projeto Venice vai oferecer canais de programas convencionais. De acordo com Friis, You Tube e outros sítios de compartilhamento de vídeos ‘não são TVs’.