Após 20 anos de colaboração, o instituto de pesquisas Gallup não realizará mais pesquisas para o USA Today. Foi uma decisão mútua baseada no cenário de pesquisas e de mudanças da mídia. “Considerando essas mudanças, o Gallup e o USA Today tomaram a decisão de ir em direções independentes em 2013. O Gallup.com continuará sendo a fonte primária para as pesquisas do Gallup realizadas nos EUA e no mundo”, disse o Gallup.
Por sua vez, o USA Today afirmou, em declaração, que já está em negociações com outra empresa. “No USA Today, no site e em outras plataformas, vamos continuar a usar pesquisas para diferenciar nossa cobertura”, disse o jornal.
Recentemente, a metodologia do Gallup foi atacada por analistas e por outras empresas de pesquisa cujos resultados diferenciaram-se drasticamente do Gallup no final da campanha presidencial de 2012. Em 2006, o Gallup encerrou a parceria com a CNN alegando “baixos índices de audiência”, enquanto a CNN classificou a justificativa como “não profissional” e “falsa”. Informações de Aaron Blake [The Washington Post, 18/1/13].