Desde o começo da semana, a internet do Egito está fora do ar. E, para ajudar os egípcios a se comunicarem via web, o Google e o Twitter lançaram um serviço que permite o envio de tweets por mensagens de voz para um número específico, noticia Charles Arthur [The Guardian, 1/2/11].
O novo serviço, criado por meio de uma parceria entre as duas empresas de internet, usa a ferramenta de reconhecimento de voz para automaticamente transformar a mensagem em um texto, que é atualizado no Twitter com a hashtag #egypt.
A empresa britânica SmallworldNews organizou um grupo de pessoas para traduzir as mensagens em árabe para inglês, após ter ficado impressionada com a quantidade de telefonemas. ‘Estamos tão animados com a tecnologia e com o número de pessoas ligando que quisemos levar a voz dos egípcios a mais pessoas’, afirmou. Ujwal Singh, co-fundador da SayNow, empresa comprada pelo Google, e Abdel Karim Mardini, gerente de produtos do Google no Oriente Médio e no norte da África, disseram em um post que a ideia surgiu no fim de semana e que eles esperavam que o serviço ajudasse as pessoas no Egito a se conectarem em um momento difícil.
O fato de não precisar de conexão à internet para atualizar o Twitter é importante para usuários do país, depois que o Noor Group – último provedor a permitir a conexão com o resto do mundo – ficou fora do ar na segunda-feira. Os outros – Link Egypt, Vodafone/Raya, Telecom Egypt e Etisalat Misr – já haviam sido retirados do ar na semana passada.