A companhia de pesquisa de mercado Outsell fez um estudo no qual conclui que Google e Yahoo estão claramente sugando verba de publicidade dos jornais americanos. Os dois gigantes da internet faturaram US$ 6.5 bilhões no ano passado, contra US$ 60 milhões dos 10 maiores grupos de jornais dos EUA (Reed Elsevier, Thomson, Gannett, Pearson, Tribune, Reuters, McGraw-Hill, VNU, Wolters Kluwer e The Daily Mail and General Trust). No entanto, quando se trata da fatia que representa crescimento do mercado de publicidade, ambas as partes conseguiram arrebanhar a mesma quantidade: US$ 4 bilhões. Isto significa que Google e Yahoo têm aumentado seu volume de anúncios de forma vertiginosa. As informações são da Media Post [1/6/05].
Sítio jornalístico dá lucro na Coréia
OhmyNews, o sítio que virou febre entre a juventude coreana com seu inovador jornalismo participativo, tem planos de se expandir internacionalmente, informa a revista Time [6/6/05]. Atualmente, a página tem 38 mil repórteres-cidadãos cadastrados na Coréia do Sul e seus editores colocam no ar praticamente dois terços das matérias que recebem. No ano passado, foi lançada uma edição em inglês, que já tem mais de 300 colaboradores. O próximo passo deve ser a criação de uma versão japonesa e, quem sabe, uma chinesa. Com a entrada da Wikipedia no ramo, o OhmyNews já não está sozinho quando se trata de jornalismo feito pelos leitores. No entanto, o portal coreano já conseguiu um feito do qual poucos no mundo online podem se orgulhar: desde o ano passado, dá lucro.