O Google anunciou que irá encerrar o programa Print Ads, que permite a compra de anúncios em jornais, pois não está sendo rentável o suficiente, noticiam Reuters [20/1/09] e Miguel Helft [The New York Times, 21/1/09]. A partir de 28/2, o serviço, criado há dois anos, deixará de funcionar. ‘Não estávamos tendo um impacto significativo nos lucros de nossos jornais parceiros e, por isso, estamos concentrando nossos esforços em como fazê-lo de maneira mais rápida e eficiente usando ferramentas online’, afirmou o porta-voz da empresa, Brandon McCormick.
Clientes do Print Ads que tiverem programado campanhas podem publicar anúncios até o final de março. O Google, assim como os jornais impressos, vem lutando contra o mercado publicitário enfraquecido, afetado pela crise econômica mundial. Por conta do fechamento, 100 recrutadores serão demitidos e três escritórios, fechados. Segundo a Associação de Jornais da América, as vendas de anúncios publicitários em jornais caíram de US$ 48,7 bilhões em 2000 para US$ 42,2 em 2007. ‘A empresa exclusiva de jornal impresso está tendo dificuldades para sobreviver neste mercado. Para o Google, não houve oportunidade de lucros’, comentou o analista Sandeep Aggarwal, da Collins Stewart LLC.
Editoras de jornais americanas estão sempre em busca de novas maneiras de aumentar as vendas de anúncios. Sob os termos do Print Ads, clientes do Google AdWords podiam colocar anúncios em jornais impressos, do mesmo modo que compravam espaço online. O serviço incluía 807 jornais, como o New York Times, New York Post, Boston Globe, Chicago Tribune, Los Angeles Times, Washington Post, San Francisco Chronicle e San Jose Mercury News. O Google ainda mantém serviços de venda de espaço publicitário em emissoras de TV e rádio.