O governo da Alemanha fez um apelo, no início da semana, para que a indústria de internet produza voluntariamente um código de proteção de dados que cubra serviços como o Street View, do Google. O anúncio de que a companhia americana pretendia lançar a ferramenta – que, integrada a mapas, disponibiliza fotos de ruas – no país provocou um debate sobre os limites da exposição de informações pessoais na rede.
O ministro do Interior, Thomas de Maiziere, encontrou-se com representantes do Google, da Apple e de outras empresas de internet para discutir a questão. Maiziere afirmou que propôs que a indústria crie um código de proteção de dados até dezembro. Ele defendeu ainda que as companhias de internet devem ser transparentes sobre o recolhimento e uso de dados. Um código voluntário, diz ele, tornaria desnecessária, pelo menos em parte, uma regulação legislativa sobre o tema. Já a ministra da Justiça, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, acredita que será preciso haver uma junção do código voluntário com uma legislação.
Em declaração, o Google disse que concorda com a proposta de auto-regulação e pretende ‘contribuir de maneira construtiva’, mas ressaltou que é preciso que o governo garanta também o desenvolvimento de oportunidades de negócios e de tecnologias avançadas. Com informações da AP [20/9/10].