Com a proximidade do aniversário de 10 anos dos ataques terroristas de 11 de setembro nos EUA, o Departamento de Segurança Nacional lançou uma campanha de TV para lembrar as pessoas que é preciso ser vigilante e reportar qualquer atividade suspeita a autoridades. “Segurança é uma responsabilidade compartilhada, e todos temos um papel”, afirmou a secretária de segurança do governo americano, Janet Napolitano, no anúncio da campanha.
Em um dos comerciais, uma mulher sai de um táxi em frente a uma estação de trem. Ela entra e deixa uma bolsa em um banco. Ouve-se uma voz: “Talvez você veja algo suspeito, mas não quer se envolver. ‘Não é nada’, você pensa. Você tem certeza?”.
Os anúncios foram inspirados em uma campanha feita pelo sistema de transportes de Nova York logo após os atentados que derrubaram as torres do World Trade Center. Na ocasião, a frase “Se vir algo, diga algo” foi espalhada por ônibus e metrôs da cidade. Os direitos da campanha pertencem à Autoridade Metropolitana do Transporte de Nova York (MTA), que os cedeu para o Departamento de Segurança Nacional.
As peças da MTA mostraram-se úteis, e as pessoas passaram a prestar mais atenção em sinais de comportamento suspeito ou bolsas e pacotes abandonados. Em maio do ano passado, um vendedor de rua avisou a polícia sobre fumaça saindo de um carro estacionado na Times Square – que, descobriu-se depois, tinha uma bomba dentro. Entrevistado, o vendedor repetiu diante das câmeras a frase da campanha.
Além dos comerciais de TV, também foram criados dois anúncios de 30 segundos para o rádio – um se passa em um shopping center e o outro em um evento esportivo. Nenhum dos anúncios, entretanto, faz referência aos ataques de 11 de setembro. Com informações de Rupal Parekh [AdvertisingAge, 17/8/11].