Wednesday, 25 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Governo é processado por empresa de mídia

O governo federal da Argentina é processado pela segunda maior companhia de mídia do país, informa Daniel Helft [Bloomberg, 31/5/06]. A Perfil SA, que publica duas das mais populares revistas argentinas, Noticias e Caras, acusa o governo do presidente Nestor Kirchner de discriminação. Segundo a companhia, o governo não investe em veículos de comunicação que considera críticos a ele.


Segundo o presidente da Perfil, Jorge Fontevecchia, a companhia não recebe nenhuma propaganda do governo – que, apenas no ano passado, gastou US$ 41,31 milhões em propaganda governamental na mídia. A atitude do governo é vista como um modo de represália aos veículos que ousam criticá-lo. Segundo a Sociedade Interamericana de Imprensa, este tipo de atitude ‘desrespeita a liberdade de imprensa’.


Apoio do setor


‘Estas são pressões para silenciar a Perfil’, afirma Fontevecchia. ‘Este comportamento não é compatível com o direito constitucional da liberdade de expressão. Nós estamos tentando abrir um precedente judicial para prevenir o crescimento deste tipo de comportamento’.


Diversos jornalistas argentinos, incluindo o editor-chefe do La Nacion, segundo maior jornal do país, condenaram publicamente a atitude do governo sobre a mídia e expressaram seu apoio à decisão da Perfil de processá-lo.