A companhia de mídia espanhola Recoletos lançou, em 18/1, um jornal gratuito diário chamado Que!, que será distribuído para 12 cidades espanholas e competirá diretamente com o Metro e o 20 Minutos, publicações também gratuitas já em circulação no país. Segundo a AP [18/1/05], a Recoletos – que publica o Marca, principal jornal de esportes da Espanha, e o jornal de negócios Expansion – não forneceu detalhes sobre o custo do lançamento. A companhia de mídia britânica Pearson PLC é dona de 79% da Recoletos.
FT
tenta se reerguerDepois de dois anos de perdas, o jornal britânico Financial Times fechou o ano de 2004 sem grandes lucros, mas também sem prejuízo. A recuperação da performance financeira do FT, segundo Jason Deans [The Guardian, 19/1/05], deve-se a medidas de corte de custos que contabilizam dois anos sem contratação de funcionários e cortes em almoços, viagens internacionais e corridas de táxi. O jornal também lançou mão de medidas editoriais para reduzir as perdas de operação em 20 milhões de libras no ano passado, incluindo o corte da página diária de esportes e do suplemento Creative Business. O editor do FT, Andrew Gowers, planeja pôr em prática um esquema de demissões voluntárias na equipe editorial.