Imagine a cena: uma repórter de uma estação de TV americana fala ao vivo da rua para o noticiário quando, atrás dela, os telespectadores enxergam um homem encapuzado e todo vestido de preto que se aproxima correndo. Enquanto a jornalista recita seriamente seu texto, o tal homem proporciona um show à parte, com a execução de golpes ninja. Esta cena realmente aconteceu nos EUA, e não apenas uma vez.
As ‘pegadinhas’ que vêm enfurecendo algumas equipes de TV americanas fazem parte de uma campanha de ‘hacktivismo’ lançada por um grupo bem-humorado para protestar contra a qualidade da programação do noticiário televisivo. Com sede em Nova York, os ‘Newsbreakers’ surpreendem flashes ao vivo com aparições de personagens como o Ninja de Queijo, um correspondente religioso alcoólatra chamado Dizzi Monk e o reverendo Utah Snakewater, que pratica exorcismos no ar.
Formado por técnicos, atores e um ex-jornalista, o grupo alega que cansou de ver emissoras de TV preenchendo espaços com notícias insignificantes, como pequenos acidentes de carro e incêndios onde ninguém se machuca. Na tentativa de trazer as ‘notícias reais’ de volta aos noticiários, os Newsbreakers se infiltram nas transmissões ao vivo, assustando os repórteres, irritando as emissoras e surpreendendo os telespectadores.
‘Hoje, as notícias na TV são a fantasia de qualquer voyeur’, afirma Chris Landon, que fundou o grupo quando ainda trabalhava numa emissora de TV em Nova York. ‘O questionamento àqueles que estão no poder foi substituído pela exploração dos fracos, ou dos envolvidos em tragédias pessoais. A TV define a realidade para muitas pessoas. Nós só queremos assustá-las o suficiente para que esta visão de realidade seja quebrada’, completa. Os ‘feitos’ dos Newsbreakers podem ser vistos no sítio newsbreakers.org. Informações de Richard Luscombe [The Observer, 3/7/05].