A Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC, sigla em inglês) analisa queixas sobre um novo programa de TV com personagens criados para a marca de calçados Skechers, que violaria regras governamentais que limitam a publicidade na programação infantil. Na semana passada, foi aberta uma petição pelo grupo Campanha para uma Infância Livre de Comerciais, com o objetivo de proibir o desenho Zevo-3, que estreia no canal a cabo Nicktoons no dia 11/10. No programa, três super-heróis – Kewl Breeze, Elastika e Z-Strap – lutam contra o vilão Dr. Stankfoot.
Segundo o grupo, o programa viola uma lei federal que alega que empresas de TV a cabo não podem exibir mais de 12 minutos de material promocional por hora na grade infantil. A FCC ainda determina uma separação obrigatória entre conteúdo comercial e programação. ‘Para as crianças, os heróis personificam a linha de calçados que representam, de modo que elas podem começar a se referir aos calçados pelos nomes dos personagens, em vez dos modelos’, dizia a petição.
O Nicktoons, de propriedade da Viacom, alegou que não acredita que o Zevo-3 viole as regras publicitárias. A marca de calçados descreveu o desenho como ‘uma série de animação divertida e bonita’. Informações de Joelle Tessler [AP, 23/9/10].