Os lucros no grupo de mídia britânico Telegraph Media Group cresceram 11%, para quase US$ 100 milhões, em 2010, graças à recuperação do mercado publicitário e à contínua contenção de custos com a integração das operações das versões impressa e digital, noticia Mark Sweney [The Guardian, 18/3/11].
Na semana passada, a proprietária do Daily Telegraph anunciou os lucros do grupo e afirmou que o crescimento foi ajudado pela venda de um terreno e a saída de uma joint venture em dois parques gráficos. ‘Depois do mercado publicitário enfraquecido em 2009, o grupo viu um retorno ao crescimento de lucros publicitários em 2010, tanto no impresso quanto no digital’, declarou a companhia, acrescentando que parte do sucesso deve-se ao movimento de se tornar uma editora multimídia. Em 2008, o Telegraph Media havia reportado prejuízo de US$ 25 milhões.
Todas as editoras britânicas enfrentam, atualmente, pressão nos gastos com a produção, na medida em que o preço do papel subiu 20%, em parte devido à demanda por papel reciclado de empresas chinesas. O Telegraph Media está se preparando para começar a cobrar por parte de seu conteúdo digital no final do ano.