Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Grupo Time faz parceria inédita para revista personalizada

O grupo Time irá testar uma revista personalizada, que combina seções de oito publicações selecionadas por leitores, na tentativa de imitar, em versão impressa, os famosos ‘feeds’ da internet – usados para que um usuário possa acompanhar atualizações no conteúdo de um sítio ou blog sem que precise visitá-lo. Batizada de ‘mine’ (meu, em inglês), a publicação terá um único anunciante: a Toyota colocará anúncios do veículo Lexus 2010 RX.


Serão cinco edições (com 36 páginas) distribuídas gratuitamente a partir de abril, durante 10 semanas, aos primeiros 31 mil interessados que se inscreverem no sítio da revista. Haverá também uma versão online disponibilizada para os primeiros 200 mil. Os assinantes da versão digital receberão um formato semelhante ao impresso, que vira as páginas a cada clique.


Os leitores podem escolher cinco de oito revistas publicadas pela Time Warner e American Express – Time, Sports Illustrated, Food & Wine, Real Simple, Money, In Style, Golf, e Travel + Leisure. Editores irão pré-selecionar as matérias para a edição que será publicada a cada duas semanas. Serão no total 56 combinações editoriais. Os leitores que preencherem as perguntas pessoais ao se inscreverem (como se gosta de ouvir música no carro, por exemplo) terão ainda anúncios personalizados. ‘Nossa mensagem de ‘personalização’ virá muito mais forte’, afirma David Nordstrom, que comanda a campanha de marketing do Lexus. Sem especificar o valor, ele revelou que a iniciativa não custou mais que outras campanhas publicitárias e que acha que esta terá uma resposta melhor dos leitores.


Segundo a presidente de vendas de anúncios e marketing da Time Inc, Stephanie George, a idéia encontrou o equilíbrio entre a escolha do leitor, publicidade e controle editorial do grupo. ‘Este é o projeto mais diferente que já fizemos’, diz. A experiência reflete o esforço atual das organizações de mídia para atrair leitores que já se acostumaram a obter conteúdo por meio da internet. Embora os anúncios online apresentem bom crescimento, ainda não geraram lucros suficientes para compensar as perdas enfrentadas pelo impresso. Informações de Ryan Nakashima [AP, 18/3/09].