A notícia pipocou na internet na tarde de quarta-feira [20/2]: a New York Times Company está planejando a venda do jornal Boston Globe para focar energia e recursos em seu principal título, o New York Times. O banco de investimentos Evercore Partners ficará encarregado da venda do New England Media Group, unidade proprietária do Globe – que existe há 141 anos –, do site Boston.com, do Worcester Telegram & Gazette e da empresa de marketing GlobeDirect. Também está no pacote a participação de 49% no Metro de Boston.
O executivo-chefe e presidente da New York Times Company, Mark Thompson, afirmou que o Globe e o Worcester Telegram & Gazette são “excelentes jornais com reais oportunidades para desenvolvimento futuro”, mas ressaltou que a decisão de vendê-los demonstra o compromisso do grupo em concentrar o foco das estratégias e o investimento na marca New York Times e na qualidade de seu jornalismo. “Estamos orgulhosos de nossa associação com o Globe e o Telegram & Gazette, mas, dadas as diferenças entre esses negócios e o New York Times, acreditamos que a venda está nos interesses a longo prazo dessas propriedades e dos empregados que trabalham para elas – assim como dos acionistas”, disse.
No último ano, o grupo New York Times vendeu bens não relacionados ao seu principal jornal. Em maio, recebeu US$ 63 milhões (em torno de R$ 123 milhões) por suas ações remanescentes no Fenway Sports Group, proprietário do time de baseball Boston Red Sox. No ano passado, a empresa também se desfez de 16 jornais regionais, vendidos para a Halifax Media Holdings por US$ 143 milhões (em torno de R$ 280 milhões).
Impacto da indústria
O Boston Globe foi comprado em 1993, por US$ 1,1 bilhão (cerca de R$ 2 bilhões). Por anos, o diário de Boston trouxe prestígio e lucros ao grupo. Recentemente, no entanto, passou a sofrer com o declínio na circulação e na receita publicitária que acometeu a indústria jornalística como um todo. Sua tiragem diminuiu quase que pela metade na última década, passando de 438.621 edições diárias em 2002 para 230.351 em 2012. A receita publicitária também caiu 5,9% ao longo dos anos. Já as assinaturas digitais do Boston Globe e BostonGlobe.com cresceram 8%, para 28 mil assinantes, no quarto trimestre.
No passado, empresas já se aproximaram da New York Times Company para comprar o Globe. Em 2009, o grupo chegou a recusar uma oferta de US$ 35 milhões (em torno de R$ 68 milhões) e a apropriação de obrigações de aposentadoria do Globe e do Worcester Telegram & Gazette.