Friday, 29 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1316

Grupos de mídia lançam rede publicitária online

Foi anunciada, esta semana, a criação de uma rede publicitária online no Japão, formada por veículos como o jornal japonês Asahi Shimbun; a agência japonesa Jiji Press; o sítio interativo AFPBB, parceria da Agence France-Presse com a empresa de tecnologia Creative Link; o grupo canadense Thomson Reuters; a emissora americana CNN e sítios de três revistas financeiras. Todos os membros do projeto irão coordenar a venda de anúncios em conjunto por meio de uma aliança batizada de Premium Business Ad Network.


Com previsão de lançamento para abril, a rede será viabilizada por meio do servidor de internet japonês So-net Media Networks Corporation e planeja atingir, no primeiro ano, 30 milhões de empresários e pessoas de alta renda. Espera-se que sejam geradas vendas no valor de US$ 3,3 milhões. ‘A mídia tradicional passa por um período muito severo. Espero que a iniciativa supere qualquer espírito de concorrência’, avalia Hiromi Onishi, gerente de mídia digital do Asahi Shimbun, segundo maior diário do país.


Para Kenichiro Kusuyama, gerente de mídia da Thomson Reuters, a aliança não tem intenção de se opor a grandes portais como Yahoo! e Google. ‘Trata-se de uma rede de sítios especializados para oferecer conteúdo de qualidade a empresários’, disse. No Japão, a imprensa ainda não foi afetada por demissões como nos EUA, mas a indústria jornalística passa por mudanças na medida em que mais leitores migram para a internet. Informações da AFP [13/2/09].