Monday, 04 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1312

Guardian anuncia fim das edições internacionais

O grupo britânico Guardian News & Media, que publica os jornais Guardian e Observer, vai deixar de produzir edições internacionais a partir de outubro. O objetivo é economizar. Recentemente, o grupo anunciou que pretende aumentar os investimentos para ampliar sua presença digital, com o lançamento de novos produtos digitais (incluindo um site americano).

Com a extinção das edições internacionais, que são impressas em Nova York, Frankfurt, Madrid, Malta e Chipre, a circulação média do Guardian e do Observer deve ser reduzida em pouco mais de 19 mil e 17 mil exemplares, respectivamente. Em maio, segundo o Audit Bureau of Circulations, a circulação do Guardian foi de 267.937, e a do Observer, de 293.053.

“Nós vamos continuar a servir nosso público internacional pelo nosso site e outras plataformas digitais, e vamos ampliar a distribuição do Guardian Weekly”, afirmou Adam Freeman, diretor comercial do grupo de mídia. O Guardian Weekly é um jornal semanal com circulação de 67.533 exemplares que traz uma compilação de matérias do Guardian e do Observer, além de artigos do diário francês Le Monde e do americano Washington Post. Informações de James Robinson [Guardian.co.uk, 1/7/11].

Leia também

The Guardiane o jornalismo seletivo – Alberto Dines