Uma operação de guerra foi montada para evitar que o novo livro da série Harry Potter vaze antes do lançamento mundial – 16/7. Scholastic, a editora que o publica nos EUA, acompanhou de perto o processo de produção e distribuição. Muitas pessoas envolvidas no processo tiveram que assinar termos de compromisso em que garantiam que não deixariam a obra vazar. Nos centros de distribuição da livraria virtual Amazon.com, as cópias do livro estão guardadas em salas de acesso restrito. No mês passado, duas pessoas foram presas tentando vendê-lo às escondidas. O extremo sigilo com que se distribui o novo volume da série se deve a exigências da autora, J. K. Rowling, que quer que a expectativa pelo lançamento se converta numa experiência única, segundo The New York Times [5/7/05].
Murdoch lança jornal gratuito em Sidney
O News Limited, grupo de comunicação do magnata da mídia Rupert Murdoch, lançou na segunda-feira (4/7) um jornal de distribuição gratuita em Sidney, como informa Chris Johnston, do Guardian [4/7/05]. Com tiragem de 50 mil exemplares distribuídos à tarde por jornaleiros em estações de trem e no centro da cidade, o jornal – chamado MX – tem como público-alvo profissionais de 18 a 34 anos. O grupo já havia lançado em 2001 um jornal gratuito em Melbourne, para concorrer com o Melbourne Express, matutino gratuito do grupo Fairfax – e que foi fechado seis meses após o lançamento do jornal de Murdoch devido a grandes dívidas. As edições de Melbourne e Sidney compartilham parte do conteúdo e apresentam intensa cobertura de entretenimento. No fim do ano, uma edição será lançada em Brisbane. Murdoch admitiu que as vendas de seu jornal britânico The Sun foram prejudicadas pelo jornal gratuito Metro, da Associated Newspapers.
The Times
ganha versão internacionalO jornal britânico The Times lançará uma edição internacional, com 64 páginas, incluindo suplementos de tecnologia e esportes. Até agora, leitores europeus do jornal só tinham acesso a sua primeira edição, que não incluía estas seções. No ano passado, o The Times lançou um suplemento semanal no jornal japonês Yomiuri Shimbun, que tem a maior distribuição do mundo, com 14 milhões de exemplares vendidos diariamente. O editorial do The Times também é publicado na versão em inglês do jornal de Tóquio. Há rumores de que os britânicos estudam uma edição americana – embora a decisão de tornar o acesso online do The Times gratuito a leitores de outros países, no fim do ano passado, tornaria isto desnecessário. Informações de Chris Johnston, do The Guardian [4/7/05].