Nos últimos meses, milhares de torcedores holandeses compraram calças cor de laranja em uma promoção de uma cervejaria para assistir aos jogos da seleção de futebol da Holanda na Copa do Mundo. A alegria, no entanto, durou pouco. A Fifa obrigou os mais de mil torcedores que estavam no estádio para assistir ao jogo da Holanda contra a Costa do Marfim na sexta-feira (16/6) a tirarem as calças. Tudo porque a vestimenta – uma imitação de calça bávara – continha o nome de uma cerveja holandesa, a Bavaria, que não é patrocinadora oficial da Copa. Por mais surpreendente que possa parecer, os fãs tiveram que assistir à vitória da seleção holandesa por 2 a 1 de cuecas.
‘Foi ridículo. Fiquei 25 minutos na fila para tirar as calças’, desabafou Sjoerd Schreurs, um torcedor holandês. ‘Os fãs que entravam no estádio eram forçados a deixar as calças em um grande container’, afirmou Peer Swinkels, presidente da Bavaria. Swinkels teve a idéia de fazer uma promoção com as calças no ano passado. Quem comprasse 12 latas de cerveja Bavaria podia comprar a calça por 7,95 euros. A veste tem um rabo de leão – símbolo da Holanda – e dois grandes bolsos para guardar cerveja.
A Heineken, maior cervejaria da Holanda e patrocinadora oficial da Copa, não gostou da idéia e decidiu processar a Bavaria na ocasião. No entanto, um juiz holandês determinou que os torcedores podiam vestir o que quisessem.
Interesses comerciais
Críticos da atitude afirmaram que se trata de um exemplo do quão longe a Fifa vai para proteger os interesses comerciais dos patrocinadores da Copa do Mundo. A entidade alegou que seus seis fornecedores e 15 parceiros oficiais – dentre eles Yahoo!, McDonald´s e Budweiser – gastaram 700 milhões de euros no evento esportivo.
Inconformado, Swinkels escreveu para o presidente da Fifa, Joseph Blatter, perguntando se os fãs holandeses teriam que tirar as calças no jogo contra a Argentina na próxima quarta-feira (21/6). ‘Desde quando um patrocinador pode determinar o que os torcedores podem vestir? A cor laranja e o leão são símbolos que fazem parte da herança da Holanda’, escreveu o empresário. Um porta-voz da Fifa afirmou que não há regras especiais referentes ao vestuário na Copa do Mundo. Mas isto vale para indivíduos, e não para grupos. Informações de Luke Harding e Andrew Culf [The Guardian, 19/6/06].
Audiência televisiva cresce, comparada a 2002
A audiência televisiva global da Copa do Mundo de 2006 aumentou 26% para os jogos de abertura, comparada aos jogos de 2002. A seleção brasileira é a mais popular entre os telespectadores, informa Stephen Brook [The Guardian, 19/6/06].
Na semana passada, 60 milhões de telespectadores, em média, estavam de olho na telinha para assistir à vitória por 1 a 0 do Brasil contra a Croácia. O segundo jogo mais assistido foi Itália e Gana, com 59 milhões de telespectadores, de acordo com o instituto de análise de mídia Initiative, que pesquisou a audiência de jogos ao vivo em 23 mercados de TV. O terceiro jogo mais popular foi Alemanha contra Costa Rica, com 50 milhões de pessoas assistindo na TV à vitória da Alemanha por 4 a 2.
Segundo o estudo, a audiência média global para cada jogo aumentou principalmente devido ao fuso horário para os fãs europeus, comparado à última Copa, realizada no Japão e na Coréia do Sul. Por sua vez, a audiência baixou na Ásia, comparada à Copa de 2002. A pesquisa também revelou que o campeonato é muito assistido em países que não têm seleções participantes.
Yahoo! comanda sítio oficial do campeonato
Enquanto milhões de fanáticos grudam os olhos na tela da televisão para acompanhar a Copa do Mundo na Alemanha, o Yahoo! pretende usar o evento para conquistar a atenção dos loucos por futebol diante do monitor. Em parceria com a Fifa, a companhia investe no sítio oficial da federação, com cobertura das partidas e vídeos curtos dos 64 jogos do torneio. A página contém também atrativos interativos, como blogs, chats e concursos. Apesar de não transmitir os jogos ao vivo online, o FIFAWorldCup.com permite que os internautas postem fotos e vídeos.
‘Nós tentamos fornecer aos fãs de esportes um ótimo mecanismo para que eles possam dar suas opiniões na internet com a mais nova tecnologia disponível – e no maior número de línguas possível’, afirma Jorge Consuegra, diretor-geral da parceria entre a Fifa e o Yahoo!. ‘Criar uma comunidade global em torno do maior evento esportivo do mundo é o grande passo deste sítio’. Informações de Yuki Noguchi [The Washington Post, 10/6/06].