Os latino-americanos constituem o maior grupo minoritário dos EUA – são, no total, 50 milhões de pessoas. Eles desempenharam papel decisivo nas eleições de 2008 (fazendo a diferença para Barack Obama nos estados da Flórida, Colorado e Novo México) e representam poder de compra de US$ 1 trilhão (cerca de 10% dos gastos dos consumidores americanos). Além disso, com 32 milhões de hispânicos online, estão entre os grupos mais conectados no país.
De olho em tudo isso, o site Huffington Post lançou o HuffPost LatinoVoices. “O momento é de desafio para os milhões de latinos. Mas, como uma imigrante neste país, eu sei que o espírito imigrante e a resiliência que estão no coração da experiência americana podem ajudar a superar os obstáculos que estão à frente e, verdadeiramente, mover montanhas”, declarou a blogueira grega Arianna Huffington, fundadora do Huffington Post [11/8/11].
Na semana passada, quando lançou o HuffPost BlackVoices, Arianna comentou que os americanos estão vivendo em um mundo dividido – e, dependendo de onde se olha, é possível ter uma perspectiva diferente. “Vemos isto claramente na comunidade latina. De um lado, a crescente influência da comunidade; do outro, uma crescente onda de intolerância com os imigrantes”, afirmou.
A ascensão da comunidade latina vem sendo acompanhada por uma batalha por reconhecimento e respeito para ter lugar no debate sobre o futuro do país – e o HuffPost LatinoVoices pretende ser parte desta discussão. O site é dirigido pelo editor-executivo Miguel Ferrer e pelo editor sênior Gabriel Lerner, e vai oferecer uma perspectiva hispano-americana sobre os eventos atuais e tendências culturais nos EUA e no mundo. O HuffPost LatinoVoices será em inglês, complementado pelo AOL Latino, em espanhol. O Huffington Post foi comprado pela AOL no início do ano.