O sítio político americano Huffington Post anunciou a criação de um projeto de jornalismo investigativo, o Huffington Post Investigative Fund, com orçamento inicial de US$ 1,75 milhão em doações de organizações como a Atlantic Philanthropies. A verba deverá, em um primeiro momento, ser suficiente para manter 10 jornalistas que irão coordenar pautas aprofundadas apuradas por freelancers.
Segundo a ex-socialite Arianna Huffington, co-fundadora e editora-chefe do Huffington Post, o projeto foi impulsionado pela preocupação de que os cortes de cargos nos jornais, por conta de problemas financeiros, pudessem prejudicar o jornalismo investigativo nos EUA em um momento em que as instituições precisam ser monitoradas de perto. O conteúdo produzido pela equipe – que deverá ser formada por profissionais demitidos por conta da crise na indústria – e divulgado no HuffPost ficará disponível para qualquer publicação ou sítio de internet. As matérias iniciais deverão focar na economia americana.
Democracia
Lançado em 2005 como um blog, o HuffPost conta hoje com uma equipe de sete repórteres, tem cerca de quatro milhões de usuários por mês e é um dos sítios políticos – que misturam notícias e opinião – mais influentes da rede. Segundo Nick Penniman, diretor-executivo do fundo, o projeto é não-partidário, apesar da inclinação liberal do sítio. ‘Nos importamos com a democracia, não com o [partido] Democrata’, resume.
Para Tom Rosenstiel, coordenador do Project for Excellence in Journalism, órgão independente que avalia a atuação da mídia nos EUA, programas de financiamento de jornalismo são uma tendência promissora. Ele afirma, entretanto, que o dinheiro investido neste tipo de projeto ainda é pouco, e que o desafio deste jornalismo é maior que o do jornalismo de jornal, pois é preciso provar sua objetividade. Informações de David Bauder [AP, 29/3/09] e Amy Fallon [Guardian.co.uk, 29/3/09].