Há dois anos, o New York Times comprou a metade da International Herald Tribune (IHT), jornal internacional editado em Paris, que o Washington Post detinha, tornando-se proprietário único da publicação. No ano passado, o então editor-executivo do Times, Howell Raines, chegou a encomendar um novo design de primeira página para o diário, deixando claros seus planos de transformar a IHT numa edição internacional do jornalão nova-iorquino.
Mas então veio o escândalo do repórter-plagiador Jayson Blair e Raines caiu. Pesquisas de mercado mostraram que uma mudança de nome e uma reformulação com o objetivo de se tornar um jornal mundial não seriam um bom passo. Ficou demonstrado que a marca da IHT é reconhecida. Assim, segundo pôde apurar o repórter Tim Burt, do Financial Times, [8/6/04], em conversa com o novo publisher do jornal, Michael Golden, o rumo definido para ele atualmente é o de crescer reforçando seu passado de independência jornalística e um conteúdo mais voltado para o interesse geral, não apenas para economia e finanças.
Segundo as pesquisas, o típico assinante da IHT é um europeu – e não um americano que vive na Europa, como se supunha antes – de 49 anos, que tem investimentos de cerca de US$ 1,3 milhão e apreço pelo jornalismo que se faz nos EUA.