Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Imagem encenada de discurso de Obama acende debate

‘Jornalistas devem ser cúmplices na falsificação de imagens, mesmo se a situação parece ser inofensiva?’, indaga o colunista Roy Greenslade, do jornal britânico Guardian [6/5/11], após vir à tona a informação de que a foto publicada na imprensa que mostra o presidente americano Barack Obama anunciando a morte de Osama bin Laden foi encenada. Aconteceu assim: Obama entrou e fez o discurso – exibido ao vivo – para uma câmera de TV. Depois saiu, os fotógrafos foram chamados, ele voltou e posicionou-se em frente ao pódio, fingindo discursar. E esta é a foto que saiu nos jornais.

A prática de encenar cenas como esta é corriqueira, mas alguns jornalistas começaram a questioná-la. Na semana passada, o instituto de jornalismo Poynter dedicou um longo artigo à questão, com o título ‘Fotojornalistas da AP e da Reuters descrevem a encenação da foto de Obama’, com base no relato do fotógrafo Jason Reed, da Reuters. ‘Quando o presidente Obama fez seu discurso de nove minutos em frente à câmera de TV, os fotógrafos ficaram do lado de fora da sala’, afirmou. ‘Quando terminou, fomos levados para a frente do teleprompter e o presidente então começou a falar os primeiros 30 segundos do discurso para nós’.

Problemas técnicos

O autor do artigo, Al Tompkins, reforça que este tipo de encenação vem ocorrendo há décadas e cita o fotógrafo da AP, Pablo Martinez Monsivais, que alega que a prática não é antiética. ‘Revelamos na legenda que o fotografado está posando para os fotógrafos’, diz. Kenny Irby, especialista em jornalismo visual do Poynter, explica que o barulho e o teleprompter no caminho são alguns dos problemas técnicos que impedem os fotógrafos de clicarem no momento da transmissão ao vivo.

No entanto, a prática de encenar um discurso contraria sim o código de ética da Associação Nacional de Fotojornalistas. O presidente da Associação de Fotojornalistas da Casa Branca, John Harrington, justifica a prática. ‘Os fotógrafos que estão cobrindo as encenações não direcionam a cena. Eles estão cobrindo o evento. Eles fotografam apenas o que lhes é apresentado’, explica.