Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Imprensa critica novo álbum do Guns N’Roses

O jornal Global Times, publicado pelo Partido Comunista da China, classificou o novo álbum do Guns N’Roses, intitulado Chinese Democracy (Democracia Chinesa), de um ataque ao país. Lançado nos EUA neste domingo (23/11), o disco não deverá ser vendido na China, onde a censura mantém controle rígido sobre filmes, música e publicações.


Segundo o artigo, ‘internautas chineses não-identificados descreveram o álbum como parte de um plano do Ocidente para sufocar e controlar o mundo usando a democracia como arma’. O Ministério do Exterior chinês não comentou oficialmente o assunto.


A canção homônima ao disco poderia ser ouvida online na segunda-feira (24/11), o que levantou especulações de que os censores chineses poderiam tentar bloquear o acesso a ela. O país utiliza filtros para monitorar a internet e bloquear mensagens contendo termos como ‘democracia’. Para driblar os censores, muitos internautas chineses, ao comentar em blogs sobre temas considerados tabu, costumam escrever caracteres chineses misturados ao inglês. Informações da AP [24/11/08].