Tuesday, 03 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1316

Imprensa proibida de citar dados de perfis no Facebook

O Conselho de Imprensa da Dinamarca estabeleceu um precedente legal para o uso de informações de redes sociais pela mídia, ao determinar, esta semana, que jornalistas não podem divulgar dados de contas do Facebook, mesmo de seus ‘amigos’ online, em um caso aberto pelo irmão do primeiro-ministro Lars Loekke Rasmussen contra um tabloide. ‘Informações em perfis fechados são reservadas àqueles que receberam autorização para acessá-las’, afirmou o Conselho. Isto, no entanto, pode ser desconsiderado caso o interesse público pela informação seja suficientemente grande.


Em julho, o jornal Ekstra Bladet publicou dados do perfil de Knud Loekke Rasmussen no Facebook. Quatro jornalistas eram ‘amigos’ dele na rede social, tendo, portanto, acesso a seus comentários. Rasmussen chegou a chamar membros da oposição de ‘barraqueiros’ e ‘idiotas’.


O Conselho de Imprensa, órgão independente que lida com queixas contra a mídia dinamarquesa, ordenou que o tabloide publicasse a determinação. Em abril, o Conselho havia decidido que a mídia poderia usar livremente todas as informações postadas em perfis abertos no Facebook, ou seja, aquelas que não são limitados ao círculo de amigos. Informações da AFP [13/10/10].