Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Indústria bélica compra Le Figaro

O diário com segunda maior circulação na França, Le Figaro, caiu nas mãos de uma indústria armamentista que tem fortes laços com o governo, gerando temor com relação à independência da imprensa no país. A Dassault Aviation, fabricante dos caças Mirage e orgulho da indústria francesa, comprou um lote de ações dos herdeiros da Socpresse, grupo de mídia que controla Le Figaro e a revista L’Express, elevando de 30% para mais de 80% sua fatia no total de papéis da companhia. O jornal tem circulação paga de 353 mil exemplares, ficando atrás apenas do Le Monde.

Serge Dassault, de 78 anos, é presidente da fábrica de aviões e um dos industriais mais poderosos da França. Segundo reportagem de Jo Johnson para o Financial Times [22/3/04], ele faz parte de um grupo de empresários de segunda geração (ou seja, herdeiros de suas companhias) que cresceram muito graças à proximidade que mantêm com o presidente Jacques Chirac. No ano passado, 85% das encomendas do Ministério de Defesa francês foram para a Dassault.

A notícia da venda do controle acionário da Socpresse vem em uma época em que a imprensa francesa enfrenta perda de anunciantes e leitores. Le Monde publicou editorial lamentando o negócio e apontando que o pai de Dassault foi um importante financiador do partido de Chirac. O empresário, defensor declarado de ideais liberais e da desconstrução do estado de bem-estar social francês, já tentara comprar L’Express em 1997, mas foi impedido por políticos socialistas. Ele alega que precisa ter veículos de comunicação para ‘expressar seus pontos de vista e responder a jornalistas que escrevem coisas discutíveis’.