O grupo de mídia online Hi-Media Publishing e a organização Repórteres Sem Fronteiras fizeram uma parceria para celebrar os 20 anos da queda do Muro de Berlim, em 9/11, com o lançamento de um site temporário em que os visitantes podem derrubar simbolicamente o Muro por mensagens de celular.
A queda do Muro, em 1989, e o colapso do bloco oriental significaram o fim de uma Cortina de Ferro que também prejudicava a mídia. Por décadas, os europeus ‘do lado errado da cortina’ tinham que ouvir estações de rádio estrangeiras ou conseguir cópias de jornais proibidos para saber o que estava acontecendo em seus próprios países. Com o fim da barreira, eles finalmente tiveram acesso a notícias e informações sem bloqueios.
O site comemorativo foi lançado na segunda-feira [9/11]. Internautas em 48 países podem destruir tijolos no Muro virtual enviando mensagens SMS – o valor pago pela mensagem irá para a RSF. Cada tijolo destruído terá o nome do doador, que receberá um certificado digital de sua participação na queda do Muro de Berlim em 2009 para ser estampado em seu perfil em redes sociais como o Facebook.